Intercâmbio

O Governo Brasileiro oferece programas para estudantes de outros países em vias de desenvolvimento, como a África e a América Latina. Consulte o Guia do Estudante Estrangeiro e o Guia de Orientação do Aluno PEC-G.

O atendimento ao público é realizado nos seguintes dias e horários:

  • Segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

logo-ciencia-sem-fronteiraslogo-erasmus-munduslogo-pde

Cooperação Internacional

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco é a instância responsável pelo intercâmbio da UFPE com instituições de ensino superior de diversos países. Ela possibilita aos estudantes e professores pernambucanos a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas com dicentes e docente de todas as partes do mundo.

O trabalho da Cooperação Internacional consiste na orientação de alunos e professores que buscam informações sobre opções e procedimentos necessários para estudar no exterior e na elaboração de acordos internacionais. Atualmente, a UFPE possui convênios formais com várias instituições estrangeiras, distribuídas por diversos países.

Os estudantes vinculados à UFPE podem participar do intercâmbio simples ou do tipo dupla titulação. O primeiro está disponível para todos os cursos da Universidade, desde que haja equivalente na instituição estrangeira conveniada, e vale para o período de seis meses a um ano. Já a segunda modalidade é oferecida para um período de um ano acadêmico e confere ao estudante, após concluído seu curso na UFPE, o diploma da Universidade envolvida no Programa. As instituições conveniadas são Middlesex University (Inglaterra), Economia e Administração e Universidad de Valladolid (Espanha), Eng. Química.

Além de encaminhar os estudantes da UFPE para outras instituições de ensino superior, a Diretoria de Relçaões Internacionais é responsável pela recepção dos alunos estrangeiros que vêm a Pernambuco para participar de novas experiências acadêmicas no campus da Universidade Federal.

A cada ano, os intercâmbios realizados entre a UFPE e as Universidades estrangeiras tem sido ampliado. Esse crescimento é decorrente dos investimentos e da atenção dadas à Diretoria de Relações Internacionais. Clique aqui e confira a evolução dos intercâmbios de 1999 a 2013.

 

Redes Sociais 

Acesse aqui o perfil da Cooperação Internacional – UFPE no Facebook.

Intercâmbio na Graduação

PRÉ-REQUISITOS

  • Ter concluído 1 ano acadêmico (2 semestres letivos) com total aprovação nas disciplinas cursadas;
  • Coeficiente de rendimento escolar igual/superior a 7,0;
  • Ter, no máximo, 1 reprovação nos demais períodos.

 

LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Local: Diretoria de Relações Internacionais, Prédio da Reitoria – 1º andar

Período:

17 a 28 de fevereiro (Viagem: Setembro)

04 a 15 de agosto (Viagem: Fevereiro)

 

PROCEDIMENTO 

Após identificarem a Universidade estrangeira onde querem estudar, os interessados devem seguir o procedimento abaixo.

  • Identificar se a instituição oferece seu curso.
  • Reunir a seguinte documentação:
    • Formulário de inscrição para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional com foto. Clique aqui para fazer o download.
    • Histórico escolar emitido pelo Corpo Discente ou impresso através do Sig@ (com o carimbo da escolaridade);
    • Certificado oficial de proficiência da língua do país de destino;
  • Entregar a documentação completa na Coordenação de Cooperação Internacional, no 1º andar da Reitoria, no período de inscrição:
    • Fevereiro: para quem vai estudar no 2º semestre (setembro)
    • Agosto: para quem vai estudar no 1º semestre do ano seguinte (fevereiro)
  • Aguardar a pré-seleção da UFPE que entrará em contato com o aluno para, caso seja selecionado, preencher o formulário de inscrição da instituição estrangeira e trazer outros documentos que se façam necessários;
  • Se obtiver aprovação, providenciar visto de estudos, seguro saúde, compra de passagem e reserva de alojamento.
  • Após receber a confirmação da instituição estrangeira (carta de aceitação) o aluno deve preencher o contrato de estudos da UFPE. Clique aqui para fazer o download do contrato.
  • Após preenchimento e assinatura do coordenador de curso o aluno deve entregar tal documento à CCI.
  • Lembramos que tal procedimento é apenas para indicar à instituição estrangeira os alunos que pretendem realizar estudos no exterior. A aprovação final é realizada em cada universidade Aguardar a aprovação da instituição estrangeira, que deverá enviar um ofício de aceitação.

 

OBSERVAÇÕES

1) Para países de língua inglesa é necessária a tradução do histórico escolar (por tradutor juramentado). As cartas de recomendação deverão ser redigidas em inglês.

2) Os certificados de proficiência em língua estrangeira exigidos são:

  • França: DELF (intermediário);
  • Espanha: DELE (intermediário);
  • Inglaterra: IELTS (6,0) / TOEFL TEST (80) emitido nos últimos 2 anos;
  • Alemanha: Zertifikat Deutsch als Fremdsprache – ZD (nível B1) ou teste onDaF (nível B1) para Ciências Humanas e para as demais áreas teste onDaF(nível A2).

Quando o curso for oferecido em inglês, além do alemão o aluno deve apresentar uma declaração de nível avançado do inglês.

3) A inscrição para retirada do certificado de proficiência em língua estrangeira pode ser feita nos seguintes locais:

  • TOEFL - Associação Brasil América (ABA)
    Rua D. Maria Carolina, 581 – B. Viagem – fone: (81) 3465-1025
    Avenida Cons. Rosa e Silva, 1510 – Aflitos – fone: (81) 3427-8800
  • IELTS - British Council
    Avenida Agamenon Magalhães, 4775, 8º and. – Ilha do Leite – fone: (81) 2101-7500
  • DELE - Instituto Cervantes
    Avenida Agamenon Magalhães, 4535 – Derby – fone: (81) 3334-0450/0451
  • DELF - Aliança Francesa
    Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby – fone: (81) 3222-0918
  • ZERTIFIKAT DEUTSCH – Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA)
    Rua do Sossego, 364 – Boa Vista – fone: (81) 3421-2173

Estudantes Estrangeiros

A UFPE possui um programa especial para os alunos estrangeiros que têm interesse em fazer intercâmbio e passar uma temporada de estudos na principal instituição de ensino superior de Pernambuco. O objetivo da Universidade é possibilitar a esses estudantes o contato direto com a sua estrutura acadêmica e com a cultura de nosso Estado.

Para facilitar o acesso dos estudantes a seu campus, a UFPE coloca à disposição nesta seção guia, formulário e contrato necessários ao processo de intercâmbio. Os alunos interessados em estudar em Pernambuco devem baixar os seguintes documentos:

Inglês sem Fronteiras

logonuclim2

 

O Nucli surgiu de uma iniciativa do governo federal através do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o intuito de preparar as Universidades Federais para serem Núcleos de Línguas (Nucli) para o programa Idioma sem Fronteiras (IsF) e centros aplicadores do exame TOEFL ITP.

O Nucli tem por objetivo apoiar a Universidade Federal de Pernambuco credenciando-a como centro aplicador do TOEFL ITP para candidatos elegíveis ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e a programas de intercâmbio no exterior.

O Nucli é responsável pelo desenvolvimento de projetos de ensino de idiomas para estudantes, matriculados regularmente na UFPE. Criando condições por meio de cursos e outras atividades linguísticas pedagógicas para que o discente desenvolva sua proficiência em um idioma. As ações do Nucli promovem o desenvolvimento da produção e compreensão oral e escrita do idioma visando a aprovação do discente nos exames de proficiência aceitos pelas universidades estrangeiras parceiras do programa CsF, possibilitando a estes uma maior inserção na vida acadêmica nas universidades em que irão estudar.

Para mais informações sobre o NUCLi/UFPE acesse:

nucliufpe.blogspot.com

Para informações sobre o Programa Inglês sem Fronteiras acesse o site:

http://isf.mec.gov.br/

Coordenação de Apoio ao Estudante em Mobilidade (CAEM)

A Coordenação de Apoio ao Estudante em Mobilidade (CAEM),  ligada à Diretoria de Relações Internacionais/DRI-UFPE, é o espaço de atendimento aos alunos em mobilidade estudantil. O serviço, que funciona no térreo da Biblioteca Central, oferece apoio aos estudantes da instituição durante seu período de mobilidade estudantil no exterior, bem como aos alunos estrangeiros matrículados na Universidade.

ATIVIDADES:

· Acompanhamento dos alunos da UFPE em intercâmbio no exterior;
· Acompanhamento dos intercambistas estrangeiros (apoio durante o período de intercâmbio na UFPE);
· Recepção aos alunos estrangeiros ingressantes na UFPE e dos estudantes da UFPE egressos de intercâmbio internacional;
· Auxílio na solução de problemas relacionado ao intercâmbio;
· Apoio às coordenações no que diz respeito às dúvidas sobre alunos em mobilidade estudantil.

Os demais assuntos referentes aos processos de intercâmbio como procedimentos, inscrições, programas etc. continuam sob responsabilidade do escritório da DRI no prédio da Reitoria.

EQUIPE:

· Prof. Sérgio Rodrigues Leal
Coordenador de Mobilidade Estudantil

· Ina Maria de Alcântara
Secretária da Coordenação

· Mary Jecksam Oliveira
Apoio Administrativo (Bolsista)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De segunda a sexta de 9h às 12h e de 13h às 17h