Biblioteca

logo_sib

 

Acervo das bibliotecas (Catálogo Pergamum)

pergamum

Renovação de Livro

Renove seus livros clicando aqui.

Você também pode acompanhar sua movimentação de empréstimo, devolução e reserva de livros e indicação de compra de material bibliográfico.

Acesse o Pergamum também pelo seu celular ou iPAD através do link: http://www.biblioteca.ufpe.br/pergamum/mobile</p

GRU - Multas

Acesse as informações para gerar o GRU pagamento de multas, clicando aqui.

 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE - BDTD

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Pernambuco(BDTD/UFPE), tem como objetivo disponibilizar na íntegra as teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação da instituição.

A BDTD/UFPE está integrada à BDTD nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT), que por sua vez faz a integração da BDTD nacional com a Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD), base internacional que disponibiliza via web, teses e dissertações produzidas em universidades de todo o mundo.

De acordo com as Resoluções n. 03/2007 e n. 04/2008 do Conselho Coordenador de Ensino Pesquisa e Extensão, para que a tese ou dissertação seja disponibilizada na BDTD/UFPE é necessário o depósito da mesma na Biblioteca Central de modo formal e de acordo com os procedimentos de orientações aos autores.

Bibliotecárias Responsáveis:
Luiza Oliveira
Sandra Santiago

Localização:
2º andar da BC.

Horário de Atendimento ao Público:
08:15 às 16:45

Contato:
2126-8091.

Sites: 

http://www.repositorio.ufpe.br/

E-mail:

bdtd13@gmail.com

bdtd@ufpe.br

DOWNLOADS

PESQUISA DE TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD – UFPE

BDTD NACIONAL

ACESSO ÀS NORMAS DA ABNT

Para acessar às Normas da ABNT clique aqui:

Manual Operacional do GedWeb

Orientações para acesso pelo Pergamum

Memorial Denis Bernardes (MDB)

A criação do Memorial Denis Bernardes se deu, oficialmente, com a reabertura da Biblioteca Central em junho de 2013, ano em que a predominância das atividades do setor foi resgate e guarda de objetos informacionais que se referem à memória institucional e de Pernambuco. Atualmente, o Memorial é composto por 11 (onze) fundos documentais. Estes estão sendo inventariados, no corrente ano, a serem definidos: quantitativo, conteúdo e características físicas de cada conjunto documental. Os Fundos Documentais são descritos a seguir.

Fundo Documental João Alfredo

O conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira (1835 -1919) realizou, em Olinda, seus estudos de Direito. Foi Deputado Provincial, Deputado Geral, Senador do Império, Conselheiro de Estado, Presidente das Províncias do Pará e de São Paulo e Presidente do Conselho de Ministros, havendo contribuído com ações em todas as áreas para o desenvolvimento do Brasil. Seus documentos privados constituem, assim, testemunho de um período crucial da história do país, quando o modelo monárquico se ‘desmantelava’ dando lugar à ordem republicana. Estimado em aproximadamente 9.337 documentos, a maioria constitui-se das correspondências, porém, o acervo também compreende 588 documentos de outras tipologias, entre eles encontram-se jornais, papéis referentes ao Banco do Brasil, ofícios, fotografias, estudos, projetos de lei, mapas, plantas entre outros.

Fundo Documental Padre Daniel Lima

Sacerdote secular católico, poeta e ex-professor de Filosofia da UFPE, o acervo pessoal do Pe. Daniel dos Santos Lima (1916 – 2012) é de base filosófica e literária e se compõe, em sua maioria, de textos datilografados; destes, 13 cadernos compõem-se de conjuntos de poemas e 14 de escritos filosóficos. Além dos datilografados, existem em sua coleção manuscritos avulsos acondicionados em pastas e agendas. A publicação de apenas um conjunto destes seus trabalhos, a obra “Poemas” (pela Companhia Editora de Pernambuco), organizada às escondidas pela professora Luzilá Gonçalves e publicada quase sem a sua aprovação,ganhou o prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional 2011 - Categoria: Poesia, divulgando o seu nome nacionalmente e colocando-o no hall dos grandes escritores brasileiros do momento.

Fundo Documental Methodio Maranhão

Methodio Romano Albuquerque Maranhão (1864 – 1951), jurista, político, professor catedrático, historiador. Ingressou em 1916 na Faculdade de Direito do Recife obtendo o grau de Bacharel. Teve uma ativa vida intelectual participando de diversos movimentos culturais da cidade do Recife. Dedicou-se também à pesquisa histórica, atividade que desenvolvia no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, onde ingressou como sócio em 1907, chegando a ocupar, em 1942, o cargo de presidente. Exerceu mandato de Prefeito Municipal de Goiana no período de 1907 a 1910 (UNIVERSIDADE…, 2011). O acervo é composto por parte da biblioteca pessoal do ex-professor com aproximadamente 10 mil títulos.

Fundo Documental Ruy Antunes

Ex-professor da Faculdade de Direito do Recife, Ruy da Costa Antunes foi eleito deputado estadual pelo Partido Comunista, porém teve seu mandato cassado em 1948, pouco depois de o partido ter sido declarado ilegal. Depois desse breve período atuando na política, o professor passou a advogar na área penal e a dar aulas na Faculdade de Direito, aproximando-se ainda mais dos livros. Sua biblioteca pessoal foi transferida para o Memorial em 2013 e é composta por cerca de 10 mil títulos.

Fundo Documental Joaquim Cardozo

Joaquim Maria Moreira Cardozo (Recife, 26 agosto 1897 – Olinda, 04 novembro 1978), apesar de ser bastante conhecido como engenheiro, foi também poeta, contista, desenhista e editor de revistas especializadas em arte e arquitetura. Iniciou estudos em Engenharia em 1915 e, na década de 1940, é convidado por Oscar Niemeyer para fazer os cálculos estruturais do conjunto Pampulha. Cardozo publicou 11 livros, destacando-se a obra Poemas, que tem prefácio de Carlos Drummond de Andrade. Até o momento, foram identificados aproximadamente 200 títulos de sua biblioteca pessoal no Memorial Denis Bernardes.

Fundo Documental Marcos Freire

Nasceu em Recife em 5 de setembro de 1931 e, influenciado pelo pai, ingressou na Faculdade de Direito do Recife no ano de 1950, onde participou ativamente da política estudantil. No decurso de quase meio século, o ex-senador Marcos de Barros Freire, atuou no meio político nacional, militando contra os detratores da democracia e estimulando uma geração de políticos que findaram por promover a abertura e a consequente redemocratização do país. Exerceu carreira acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade, lecionando também na Escola de Administração, Faculdade de Direito do Recife. O acervo custodiado no MDB é composto por recortes de jornais (acervo de clipping) reunidos por Marcos Freire no período de 1952 a 1985. São 204 livros com recortes colados, ordenados cronologicamente, das quais não constam as de número 169 e 179.

Fundo Documental Assessoria de Comunicação da UFPE (ASCOM)

A Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (ASCOM), em parceria com o NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação), é responsável pelacoordenação da política de comunicação da UFPE isto é, a mediação nos contatos entre a comunidade acadêmica e a imprensa. Cobriu jornalisticamente e documentou fotograficamente toda a vida acadêmica institucional. Este fundo documental é composto por cerca de 15 mil fotografias, que já se encontram digitalizadas pelo Laboratório de Tecnologia do Conhecimento (LIBER).

Núcleo de Rádio e TV Universitária (NRTVU/UFPE)

Com a missão de Promover a comunicação pública de maneira democrática e participativa, estimulando a formação crítica e a construção do conhecimento, o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NRTVU), nasceu de um processo realizado pelos próprios profissionais da televisão e das rádios com apoio da Universidade Federal de Pernambuco.

Em 2013, foram resgatados cerca de 11 mil discos de vinil da Rádio Universitária e aproximadamente 200 fitas U-Matic com programações da TV Universitária. Com a obsolescência das mídias, a partir da modernização do equipamento do sistema de rádios da UFPE com a introdução da banda larga e a reestruturação dos estúdios para tecnologias digitais, tais suportes estavam guardados em péssimas condições de armazenamento, mas atualmente se encontram em estantes deslizantes apropriadas no MDB, apesar de não estar ainda em situações ideais de conservação e preservação. Além disso, as mídias carecem de identificação e tratamento informacional.

Escola de Medicina

O Acervo da Antiga Escola de Medicina guardado MDB reúne os registros das atividades acadêmicas realizadas antes da formação da UFPE, principalmente a atuação política e pedagógica do médico Otávio de Freitas, profissional que ratificou a Ata inaugural da escola após 1909. Constituído por parte dos documentos administrativos produzidos ao longo dos anos de sua existência, o acervo apresenta várias tipologias documentais como: atas, relatórios, ofícios, pareceres, documentos de diplomados, dentre outros, que ainda estão sendo identificados no inventário.

Escola de Belas Artes

Em 1932, foi idealizada uma Escola de Belas Artes, para o Recife, seguindo os parâmetros da Escola Nacional de Belas Artes. Para que se mantivesse a continuidade no processo de oficialização foi criado um grupo que se chamou de “Comitê Pró-Escola de Belas Artes de Pernambuco”. Ainda no mesmo ano, foi alugada a casa conhecida como “Solar dos Amorim” na Rua Benfica, 150, bairro da Madalena. A Escola de Belas Artes do Recife começou a funcionar, no dia 15 de julho daquele mesmo ano, a partir de boa vontade e doações, incluindo o empréstimo dos bustos de gesso da “Loja Maçônica Conciliação”. Os documentos se referem às transformações ocorridas na escola até a transferência dos cursos para o campus universitário na década de 1970.

Produção Intelectual da Universidade (PIU)

O acervo PIU é composto por publicações escritas por servidores ou ex-servidores da UFPE ou pós-graduados (Mestrado e Doutorado) que são editadas pela Editora Universitária. Além disso, este fundo documental também é constituído pelas teses e dissertações da UFPE. Estão inseridos no Sistema Pergamum, tratados sob os Sistemas de Classificação Decimal de Dewey (CDD). Os títulos que ainda estão classificados com a Classificação Decimal Universal (CDU) serão alterados para CDD.

Diante do exposto, podemos exemplificar (Quadro 1) como está organizado o acervo até o momento, baseado nas normas da Biblioteconomia e Arquivística:

Quadro 1 – Fundos Documentais, Séries e Subséries do Memorial Denis Bernardes.

Fundo Documental/Sigla

Série

Subsérie(s)

Digitalizados

João Alfredo (JA) Correspondência RecebidaEnviada

Sim

Daniel Lima (DL) Manuscritos PoesiaSoneto

Agendas pessoais

Sim

Sim

Não

Methodio Maranhão (MM) Material Bibliográfico Livro/Folheto
Ruy Antunes (RA) Material BibliográficoDocumentos Pessoais

Artefatos Tridimensionais

Livro/FolhetoPeriódico

Não

Não

Não

Não

Joaquim Cardozo (JC) Material Bibliográfico Livro/Folheto

Não

Marcos Freire (MF) Material Bibliográfico Recortes de Jornais

Não

ASCOM Iconografia Fotografias

Sim

NRTVU Audiovisual ÁudioVídeo

Não

Não

Escola de Medicina (EM)

Não

Escola de Belas Artes (EBA)

A definir

A identificar

Não

PIU

Material Bibliográfico

Livro/Folheto

Teses/Dissertações

Não

Acesso às Normas da ABNT

Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UFPE) disponibiliza para acesso on-line da comunidade acadêmica uma coleção completa com mais de 16 mil normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Normas Técnicas Brasileiras (NBR), Mercosul (AMN) Módulos de Legislação: Acesso atualizado às Portarias do Inmetro, NRs, Resoluções Aneel/ONS, Anvisa, Conama e Mapa; Projetos de Normas ABNT/NBR: Acesso aos Projetos de normas em Votação /Consulta Pública; Genius/FAQ – Plataforma exclusiva de perguntas e respostas para as principais Normas Técnicas por setor, através do software Target Gedweb.

A coleção de normas abrange diversas áreas do conhecimento, dentre elas, Informação e Documentação, que trata da normalização dos trabalhos acadêmicos (monografia, dissertação, tese etc.) O acesso às normas é permitido no campus universitário, através de smartphones, tabletes ou computadores destinados a este fim nas bibliotecas da UFPE, através do link do Target Gedweb; bem como de qualquer outro lugar, de forma remota.

As Bibliotecas integrantes do SIB oferecem ainda o serviço de normalização de trabalhos acadêmicos, que objetiva prestar esclarecimentos quanto ao uso das normas relacionadas com a elaboração e apresentação do trabalho.

Acesse o tutorial com as orientações ao usuário da coleção disponível on-line.

Orientações para acesso pelo Pergamum

 

Mais informações
Biblioteca Central
(81) 2126.8091

Acesso Remoto ao Portal de Periódicos Capes

CAFe – RNP

Manual de Uso Institucional para acesso ao Portal de Períodicos CAPES

Para configuração da Rede CAFe click aqui

Saiba como consultar o Portal de Periódicos Capes pelo celular

Dispositivos móveis:

A comunidade acadêmica da UFPE (discentes, docentes e servidores da UFPE) pode acessar o Portal da Capes integralmente, pelo celular. Basta baixar o aplicativo para telefone móvel, através do Playstore ou Appstore.

O aplicativo .periodicos. permite ao usuário ter acesso ao acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação do Ministério da Educação (MEC). É uma biblioteca virtual que disponibiliza conteúdo científico internacional de alto nível, com acesso a periódicos, referências bibliográficas com resumo, teses e dissertações, normas técnicas, livros, obras de referência, estatísticas, patentes, arquivos abertos e redes de e-prints.

Com o aplicativo .periodicos. você pode:

- Realizar buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro;
- Acessar remotamente via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe);
- Navegar em websites referenciados pelos resultados de busca;
- Ler e exportar artigos em formato PDF.

Mais informações

Divisão de Apoio ao Usuário / Biblioteca Central
(81) 2126.8664

pesquisabc@ufpe.br

 

Ouvidoria SIB

A Ouvidoria é um instrumento de interação permanente entre o sistema de bibliotecas e seus usuários, sendo responsável por receber reclamações, sugestões, críticas e elogios sobre os serviços prestados em todas as unidades do sistema. Para mais informações, acesse: http://www.ufpe.br/ouveufpe ou ligue: 2126-8664, das 08h às 14h.

Conheça os tutoriais, acessando os links do Demandante  e do Gestor de Unidade.

Contatos

Diretoria
Fone: 2126-8094
E-mail: bcufpe@ufpe.br
Atendimento: Das 08h às 17h

Coordenação administrativa – CAD
Fone: 2126-8094
E-mail: bccad@ufpe.br
Atendimento: Das 08h às 17h

Secretaria
Fone: 2126-8090
E-mail: bcufpe@ufpe.br
Atendimento: Das 08h às 17h

Divisão de Aquisição – DAQ
Fone: 2126-8093
E-mail: bcdaq@ufpe.br
Intercâmbio de doações
Fone: 2126-8093
E-mail: daqdointerbcufpe@gmail.com
Atendimento: Das 08h às 17h

Divisão de Processamentos Técnicos – DPT
Fone: 2126-8087
e-mails: bcdpt@ufpe.br / dptbibliotecacentral@gmail.com
Atendimento: Das 08h às 17h

Serviço de catalogação na fonte
Fone: 2126-8087
e-mails: bcdpt@ufpe.br / dptbibliotecacentral@gmail.com
Atendimento: Das 08h às 17h

Balcão de empréstimo
Fone: 2126-8095
Atendimento: Das 08h às 20:45

Divisão de Apoio ao Usuário – DAU
Fone: 2126-8664
E-mail: dau.bc@ufpe.br
Atendimento: Das 08h às 21h

Memorial Denis Bernardes
Fone: 2126-8088
e-mails: mdb@ufpe.br / memorialdenisbernardes.ufpe@gmail.com
Atendimento: Das 08h às 17h

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD
Fone: 2126-8091
Site: www.repositorio.ufpe.br
E-mail: bdtd@ufpe.br
Atendimento: Das 08:15 às 16:45

COMUT
Fone: 2126-8664
E-mail: comut_ufpe@yahoo.com.br
Atendimento: Das 08h às 17h

Estação da Pesquisa(CAPES)
Fone: 2126-8664
E-mail: pesquisabc@ufpe.br

Ouvidoria
Fone: 2126-8664
Site: http://www.ufpe.br/ouveufpe
E-mails: ouvidoriasib@ufpe.br / ouvidoriasib@gmail.com
Atendimento: Das 08h às 12h

Gestao Predial
Fone: 2126-8092
E-mail: bccontab@ufpe.br
Atendimento: Das 08h às 17h

Contabilidade
Fone: 2126-8092
E-mail: bccontab@ufpe.br
Atendimento: Das 08h às 17h

Serviço de Normalização – Orientação a trabalhos acadêmicos
Fone: 2126-8091
E-mails: bcnormas@ufpe.br / normalizacaobc@gmail.com
Atendimento: Das 08h às 17h

Portal de Periódicos da UFPE
Fone: 2126-8089
E-mails: periodicos.ufpe@ufpe.br
Atendimento: Das 08h às 14h

 

Equipe Biblioteca Central

Diretoria:
Diretor: Elilson Góis
Fone: 2126-8094
E-mails: bcufpe@ufpe.br / elilson.gois@ufpe.br

Coordenação Administrativa:
Coordenador: Rubens Leal
Fone: 2126-8094
Emails:  bccad@ufpe.br /  rlazevedofilho@yahoo.com.br

Secretaria:
Técnico Administrativo: Lindaci Sousa
Fone: 2126-8090
Emails: bcsec@ufpe.br /  lindaci.ufpe@hotmail.com

Divisão de Aquisição:
Chefe de setor: José Roberto Albuquerque
Fone: 2126-8093
E-mail: bcdaq@ufpe.br
Intercâmbio e doações: daqdointerbcufpe@gmail.com
Fone: 2126-8093

Divisão de Processamento Técnico:
Chefe de setor:
Fone: 2126-8087
Emails: bcdpt@ufpe.br /  dptbibliotecacentral@gmail.com

Catalogação na fonte (Editora Universitária):
Responsável:
Fone: 2126-8087
Email: bcdpt@ufpe.br /  dptbibliotecacentral@gmail.com

Setor de Empréstimo / Acervo
Fone: 2126-8095

Divisão de Apoio ao Usuário
Chefe de setor: Shirly Pimentel
Fones: 2126-8664 / 2126-8095
Emails: dau.bc@ufpe.br / shirlypimentel@hotmail.com

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)
Responsáveis: Luíza Pereira e Sandra Nery
Fone: 2126-8091
E-mails: bdtd@ufpe.br /  bdtd13@gmail.com

Memorial Denis Bernardes:
Responsável Técnico: Ana Cláudia Gouveia / Tony Bernardino
Responsável Científico: Maurício Carvalho
Fone: 2126-8088
Emails: mdb@ufpe.br /  acga.pe@gmail.com /mau2004@uol.com.br /  tonybernar@hotmail.com

COMUT:
Responsável: Nathália Sena
Fone: 2126-8664
Emails: pesquisabc@ufpe.br /  comut_ufpe@yahoo.com.br

PERGAMUM:
Responsável: Rubens Leal
Fone: 2126-8094
E-mail: ufpergamum@ufpe.br

Estação da Pesquisa:
Responsável: Ielma Costa Ferro
Fone: 2126-8664
E-mail: pesquisabc@ufpe.br

Ouvidoria:
Responsável: Karyna Rocha
Fone: 2126-8664
Emails: ouvidoriasib@ufpe.br /  ouvidoriasib@gmail.com

Orientação a Trabalhos acadêmicos:
Responsável: Sandra Santiago
Fone: 2126-8091
Emails: bcnormas@ufpe.br /  normalizacaobc@gmail.com

Contabilidade:
Responsável: Manoel Souza
E-mails: bccontab@ufpe.br
Fone: 2126-8092

Empenhos e Pagamentos:
Responsável: Manoel Souza
Emails: bccontab@ufpe.br /  mjsouzafilho@yahoo.com.br
Fone: 2126-8092

Licitações, Contratos e Compras:
Responsável: Manoel Souza
E-mails: bccontab@ufpe.br
Fone: 2126-8092

Gestão Predial:
Responsável: Fredson Gonçalves
Emails:  bcpredial@ufpe.br /  fredsonpgoncalves@gmail.com
Fone: 2126-8092

Histórico da BC / SIB

Em 1949 o bibliotecário Edson Nery da Fonseca apresenta o plano de reforma da Biblioteca da Faculdade de Direito pelo ao Reitor Joaquim Amazonas.

1953 – Institui-se na Universidade do Recife a Biblioteca Central.

1969 – São estabelecidas as linhas gerais da nova estrutura da Biblioteca Central, tendo em vista a centralização das coleções dos Institutos Básicos, sendo mantidas bibliotecas setoriais nas unidades de Ensino Profissional e de alguns órgãos suplementares. Elabora-se um programa para construção do edifício da Biblioteca Central no Campus Universitário através do Convênio MEC /BID /UFPE.

Nos anos 80 a Biblioteca Central completou 10 anos de sua nova instalação e passou a oferecer serviços como: COMUT, Levantamentos bibliográficos, acervo de vídeos e estágios para os alunos do curso de biblioteconomia. Também firmou convênio com a BIREME –Centro Latino Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde.

Na década de 90 a Biblioteca Central e O SIB/UFPE entram na era da informatização através de expressivos acontecimentos:

Convênio com a FGV – Fundação Getúlio Vargas – com a finalidade de automatizar os acervos da UFPE através de catalogação cooperativa em conjunto com a Rede Bibliodata/Calco.

Aquisição do Sistema de automação de Bibliotecas-SAB2, da FURG- Fundação da Universidade do Rio Grande, o qual foi viabilizado por franquia e adaptado ao acervo das outras bibliotecas.

Disponibiliza-se o Serviço PROQUEST através de bases de dados on-line, full text, proporcionando uma maior rapidez de acesso a informação técnica científica.

Disponibiliza-se o First Search –Serviço prestado por um dos maiores bancos de dados do mundo –OCLC- Online Computer Library Center Inc.

Implementa-se o Serviço de Comutação Eletrônica -COMUT ONLINE , integra-se a Rede Antares , ao CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos, e ao SITE – Sistema de Informações sobre Teses, atual TB – Teses Brasileiras, (serviços conveniados com o IBICT- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.)

O acesso a WEB OF SCIENCE é oferecido para a comunidade da UFPE e o SIB promove um programa de treinamento nos Centros de Ensino.

Disponibiliza-se na Internet a Biblioteca On-line da UFPE , para recuperação de informações de livros, teses e títulos de periódicos do Sistema de Bibliotecas da Universidade no seguinte endereço : http://www.ufpe.br/sib

O soft Ariel é adquirido por meio do programa REENGE – Reengenharia do ensino da Engenharia e integra-se à REBAE – Rede de bibliotecas da área de Engenharia.

Nesta época também acontece amplas reformas nas instalações físicas das bibliotecas setoriais do CAC, CCSA, CCB, CCS, CE e CCEN.

Devido a adoção de novas tecnologias e a evolução dos serviços, o Sistema de bibliotecas realizou o fórum: A UFPE redefinindo o sistema de bibliotecas.

Em 2002 a UFPE adquire o Pergamum para todo o sistema de Bibliotecas e em 2003 com a implantação deste, vários serviços passam a ser oferecidos a comunidade acadêmica.

Serviços

Auditórios (NOVO)
As solicitações de reserva de auditório estão sujeitas ao regulamento da BC. As reservas devem ser feitas através de formulário eletrônico (Clique Aqui). ATENÇÃO: a simples solicitação NÃO GARANTE A RESERVA. Clique aqui para consultar o regulamento. Fone: 2126-8095

Acervo Multimídia
Disponibiliza materiais eletrônicos para consulta ou empréstimo.

Assistência ao usuário
Orientação à pesquisa no Pergamum e no uso das coleções. Emissão de nada consta, visitas dirigidas e treinamentos de usuários. Fone: 2126-8664

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Responsável pelo recebimento (depósito legal) das teses e dissertações defendidas pelos programas de pós-graduação da UFPE e disponibilização dos seus conteúdos através do site: http://repositorio.ufpe.br  – Fone: 21268091


Auditórios, Cabines de estudo individual e em grupo
A BC dispõe de 4 auditórios e 6 salas de estudo em grupo. É importante destacar que algumas bibliotecas oferecem mini-salas destinadas a usuários para trabalho em equipe ou individual. Fone: 2126-8664

Catalogação na fonte
Serviço oferecido nas bibliotecas para a elaboração de ficha catalográfica das publicações produzidas na UFPE (livros, monografias, dissertações e teses). Fone: 2126-8087

Consulta
A consulta é aberta à comunidade acadêmica e externa. As coleções das bibliotecas podem ser consultadas no local ou através da internet no site http://www.biblioteca.ufpe.br

Comut
Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos. Serviço oferecido pelas bibliotecas Central e setoriais do CCB, CCSA, CTG, CCEN. Fone: 2126-8664

Empréstimo domiciliar
Apenas para a comunidade acadêmica da UFPE.
Alunos de graduação: 10 obras por 07 dias;
Alunos de pós-graduação e técnicos administrativos: 10 obras por 15 dias;
Docentes 10 obras por 30 dias. Fone: 2126-8095

Estação da pesquisa
Serviço de orientação de pesquisa bibliográfica em bases de dados on-line, disponíveis no Portal Periódicos CAPES. A orientação inclui assistência individual, treinamentos sistemáticos à grupos de pesquisadores (alunos, professores e bibliotecários), e atendimento on-line para localização de artigos científicos e outros documentos. Fone 2126-8664

Pesquisa em bases de dados
Serviço de orientação à pesquisa em bases de dados no Portal de Periódicos CAPES. Prioriza a comunidade da UFPE. Fone 2126-8664

Pesquisas no catálogo on-line
Permite o acesso automatizado ao catálogo das coleções bibliográficas das bibliotecas do SIB, através do Pergamum.

Orientação a elaboração de Monografias, Dissertações e Teses
Serviço oferecido pela biblioteca com o objetivo de auxiliar os alunos de graduação e pós-graduação na elaboração dos trabalhos. Fone: 2126-8091

Ouvidoria
A Ouvidoria é um instrumento de interação permanente entre o sistema de bibliotecas e seus usuários, sendo responsável por receber reclamações, sugestões, críticas e elogios sobre os serviços prestados em todas as unidades do sistema. Para mais informações, acesse: www.ufpe.br/ouveufpe ou ligue: 2126-8090.

Renovação de livros
A renovação pode ser feita em qualquer computador com acesso à Internet, por até 10 vezes, não estando a obra em reserva ou em atraso. Para renovar, entre no Sistema Pergamum, “acesso ao usuário” com seu login e senha criados na biblioteca.

Notícias

Acompanhe as notícias das bibliotecas UFPE acessando aqui.

Fale com a Direção

Queremos ouvir você.

Dúvidas e sugestões envie e-mail para   bcufpe@ufpe.br ou ligue para 2126-8094

Ressarcimento de material bibliográfico

De acordo com o Regimento do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPE(RSIBUFPE) que está sendo atualizado, todo material bibliográfico é um patrimônio institucional e o usuário é responsável pelo item que estiver em seu poder. Em caso de perda, roubo, furto ou avaria deverá repor a obra de acordo com as seguintes orientações do RSIBUFPE.

Art. III

Item XIII

§ 5 – Os usuários assumirão total responsabilidade por qualquer obra retirada em seu nome, devendo repor o exemplar, da mesma edição ou mais atualizado, em caso de perda, extravio, roubo, assalto, uso inadequado ou qualquer outro dano provocado enquanto a obra estiver sobre sua guarda. Em caso de roubo ou assalto, o usuário ficará isento da multa pelo atraso se apresentar o Boletim de Ocorrência, porém estará obrigado a repor a obra, que é patrimônio da UFPE.

NOTA: Se o título estiver esgotado a reposição deverá ocorrer com obra de conteúdo e edição similar.

Art. VI

VI – O usuário poderá ter o abono total da multa em casos de doença, com a apresentação de atestado médico discriminando o período de afastamento, em caso de roubo ou assalto com a apresentação do boletim de ocorrência e em caso de afastamento por questões acadêmicas com apresentação de declaração e/ou certificado onde conste o período do afastamento.

VII – Em caso de perda, roubo, assalto, uso inadequado ou qualquer outro dano causado a obra, o usuário será obrigado a repor o exemplar da mesma edição ou mais atualizada. E se por ventura a obra estiver esgotada, e não se encontrar disponível no mercado o usuário poderá substituir por outra do mesmo autor ou de acordo com indicação do bibliotecário responsável.

 

Orientação aos Estudantes Internacionais em Mobilidade Estudantil

Orientação aos Estudantes Internacionais em Mobilidade Estudantil

Empréstimo:

Para efetuar empréstimo de material bibliografico nas bibliotecas da UFPE, o Aluno Estrangeiro em Mobilidade Estudantil deverá procurar a Divisão de Apoio ao Usuário(DAU) da Biblioteca Central (BC), munidos de documento oficial com foto (Passaporte ou Cédula de Identificação de Estrangeiro – CIET) e realizar o seguinte procedimento:

1 – Confirmar e atualizar seus dados pessoais no Pergamum(programa de gerenciamento das bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB/UFPE);

2 – Cadastrar senha de acesso;

3 – Realizar o cadastro biométrico

A partir daí, o usuário já pode utilizar os serviços de empréstimo,  devolução(presencialmente), bem como acompanhar sua movimentação nas bibliotecas, realizar renovação do material emprestado, reserva e sugestão de compra através da internet, acessando o Meu Pergamum, usando login e senhas criados na Biblioteca Central.

Acesse o Pergamum também pelo seu celular ou iPAD clicando aqui.

Nada Consta:

No término do período de intercâmbio, será necessária solicitação de nada consta do SIB/UFPE para liberação de quaisquer documentações oficiais, como Histórico Escolar Oficial, emitido pelo Corpo Discente, Envio de Notas, mesmo que retirada a partir de verificação no Sig@, Declarações de fim de curso ou participação em atividades Acadêmicas (Estágio, pesquisa etc.) ou documentos similares. O documento deverá ser solicitado à Divisão de Apoio ao Usuário – DAU, localizada no térreo da Biblioteca Central.

Essas atividades estão normatizadas no Regimento do Sistema Integrado de Biblioteca da UFPE(em atualização).

Conheça o Guia do Usuário e os serviços das bibliotecas, clicando aqui.

Informações: 2126-8664 / bcufpe@ufpe.br

Agenda dos Auditórios

Acesse a agenda dos auditórios, conheça o regulamento para realização de eventos e faça a reserva de seu evento, clicando aqui.

Como se cadastrar nas bibliotecas

Para utilizar os serviços oferecidos pelo Sistema Integrado de Biliotecas (SIB), o usuário, vinculado à UFPE, precisa estar cadastrado no Pergamum(programa de gerenciamento de atividades das bibliotecas para empréstimo, renovação, devolução, reserva). Os ingressantes (professores, técnicos administrativos e alunos) são cadastrados automaticamente pelo SIG@, a partir da admissão(no caso de professores e técnicos) e realização de matrícula(no caso de aluno). Apenas o usuário que não tem vinculo com o SIG@ precisa realizar o cadastro presencialmente na biblioteca do centro onde estuda ou trabalha, como é o caso de aluno do Colégio de Aplicação, de especialização, residência médica, professor visitante e servidor em acordo de cooperação técnica ou trabalho similar. Para tanto, no momento do cadastro, deve apresentar documentos comprovantes de vinculo e pessoal.

  • Comprovante de vínculo: matrícula (alunos), contra-cheque (servidor)
  • Comprovante pessoal: documento oficial com foto (Carteira de identidade ou motorista)

Uma vez inscrito, o usuário deverá criar sua senha de acesso e realizar a biometria. A partir daí, já pode utilizar os serviços de empréstimo, renovação, reserva e devolução normalmente.

Conheça o Guia do Usuário e os serviços das bibliotecas, clicando aqui.

Bibliotecas da UFPE

O SIB/UFPE é formado por 13 bibliotecas. Abaixo estão disponíveis informações gerais sobre o horário de funcionamento e contato. Para ter acesso a dados mais detalhados sobre a Biblioteca Central e as unidades setoriais, clique nas seções específicas de cada biblioteca no menu  abaixo.

Fique atento, pois as bibliotecas têm serviços distintos e um horário diferente de funcionamento.

Ver todas

E-Books

Ebooks:

Bases de E-BOOKS: Click no link para acessar o conteúdo.

atheneu

107 livros eletrônicos em, formato PDF, nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, reunindo autores nacionais da Medicina, com textos completos em português.

 

ieeexplore.png

 

Publicações periódicas, normas técnicas e anais de congressos e conferências publicados pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), EUA, e pela Institution of Engineering and Technology (IET), Inglaterra.

São mais de 500 títulos de 1974 até 2015, disponível para o aluno da UFPE. Conheça a lista completa atualizada até 2012. ListaeBooksIEEECompleta

Tutorial para pesquisa IEEE

Conheça o IEEE Xplore: conteúdo e recursos - Treinamento em vídeo (00:55:56)

 

springer_logo

Obs: O conteúdo da  Springer se refere a 2.757 livros, em língua inglesa, publicados no ano de 2008 (todas as áreas do conhecimento).

Base de Dados Jurídica

alt

Informação jurídica em um único sistema de pesquisa. São mais de 100 milhões de documentos de 134 países, disponíveis em 13 idiomas.

É um dos serviços mais completos de investigação com acesso à informação multi-disciplinar de mais de 130 países. Possui acordos com mais de 1000 editoras e universidades de todo o mundo e publicamos na íntegra mais de 7000 livros, periódicos e enciclopédias.

Base de Dados Normas Técnicas

logo gedweb

Disponibiliza para acesso on-line da comunidade acadêmica uma coleção completa com mais de 16 mil normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Normas Técnicas Brasileiras (NBR), Mercosul (AMN) Módulos de Legislação: Acesso atualizado às Portarias do Inmetro, NRs, Resoluções Aneel/ONS, Anvisa, Conama e Mapa; Projetos de Normas ABNT/NBR: Acesso aos Projetos de normas em Votação /Consulta Pública; Genius/FAQ – Plataforma exclusiva de perguntas e respostas para as principais Normas Técnicas por setor, através do software Target Gedweb

Principais Bases de Dados:

 Para acessar a Produção Acadêmica de Teses e Dissertações da UFPE, click aqui.