Publicação

Março

Restaurante Universitário do CAA inicia suas atividades para atender 1,5 mil bolsistas

Publicada em 15/03/2017 às 15:03 em Campus Caruaru, Destaques e Notícias

Por Sueli Marcia

O Restaurante Universitário (RU) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) foi inaugurado na terça-feira (14) com a presença do reitor Anísio Brasileiro. O novo espaço tem área total de 833 m² e capacidade máxima é de 650 almoços e 850 jantares gratuitos diariamente para bolsistas de assistência estudantil (níveis 3 e 4) do Campus Caruaru, ao custo anual estimado em R$ 3.545.300,00 para a UFPE.

Fotos: Passarinho
fotRUCAA15.03.17
Alunos se servem no primeiro dia de funcionamento do novo espaço no CAA

O descerramento da placa comemorativa foi realizado pelo reitor Anísio Brasileiro acompanhado pela vice-reitora Florisbela Campos; pelo diretor do CAA, Manoel Guedes; pelas pró-reitoras para Assuntos Estudantis, Ana Cabral, e de Gestão Administrativa, Paula Albuquerque, e pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Thiago Neves.

fotRUCAA215.03.17
Reitor Anísio Brasileiro faz biometria para ter acesso ao novo restaurante

“A primeira sensação é de dever cumprido”, expressou o diretor Manoel Guedes. “Além de oferecer uma alimentação saudável e nutritiva com acompanhamento de nutricionistas, o lugar cria um novo ambiente de alegria e de integração”, acrescentou ele. O diretor explicou que será feito um estudo para gerenciar a aplicação dos recursos e ampliar a oferta para 1.800 refeições e atender bem a comunidade bolsista.

Para o reitor Anísio Brasileiro, é mais um compromisso que a Universidade cumpre com seu projeto da interiorização. “O restaurante da UFPE no campus de Caruaru é mais um marco que fortalece a identidade, o pertencimento e o bem cuidar, pois sabemos o quanto ele é importante para o estudante que vem de outras cidades”, afirmou.

O cardápio será composto de prato principal (com opção convencional ou vegetariana), suco e sobremesa. Em dois dias da semana, haverá duas opções convencionais e uma vegetariana no dia em que tiver proteína de menor aceitação. Salada, feijão, arroz, guarnição, sobremesa e fruta e duas vezes na semana serão oferecidas opções de doces. O sistema será self-service, sendo a proteína porcionada. O cardápio será semelhante ao do RU do Campus Recife, com adaptações à realidade do Agreste e adequado à proposta financeira. “Elaboramos o cardápio de modo que ele fosse adequado às necessidades nutricionais da clientela. Nosso objetivo é oferecer uma refeição com qualidade higiênico-sanitária e nutricional”, informou a nutricionista Camila Lima.

A gestora do contrato do RU, Laura Medeiros, expressou satisfação ao informar que o resultado obtido se deve ao intenso trabalho das equipes do CAA e da Reitoria que trabalharam intensamente, durante seis meses, a partir da liberação dos recursos. “Esperamos que mais alunos possam usufruir do espaço, que acomoda 280 cadeiras disponíveis aos usuários”, destacou.

No primeiro dia de funcionamento, os estudantes aprovaram a refeição e demonstraram contentamento com o novo ambiente. Vanderlan Vieira dos Santos, aluno de Engenharia Civil, disse que é oportuno para quem que perde muito tempo procurando um local para se alimentar, sem conhecer a qualidade. “Aqui a comida é garantida”, frisou.

O Restaurante Universitário funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, para o almoço, e das 17h30 às 20h30, para o jantar. As atividades serão supervisionadas por duas nutricionistas e uma administradora, todas servidoras do CAA. A empresa licitada responsável pelas refeições é a Nutriti Refeições, do Rio Grande do Norte.

CERIMÔNIA – Também participaram da solenidade, o presidente da Comissão dos 70 anos da UFPE, professor Silvio Romero Marques, diretores, coordenadores, assessores, professores e servidores técnico-administrativos da UFPE e do Centro Acadêmico do Agreste.